Cultura
Maurício do Recife e seu amigo Elpídio Bastos recebem o Prêmio ABEBÉ de Prata
Natural de Recife, “Maurício do Recife”, como é conhecido artisticamente, teve seu primeiro contato com a música através dos avós maternos, onde cresceu ouvindo cantorias de seu Severino e Dona Zefa, em roda de familia.
Como nordestino cresceu ouvindo artistas como Alceu Valença, Dominguinhos, Trio Nordestino, Jackson do Pandeiro e Luiz Gonzaga, que hoje são suas referências na música.
Somente aos 12 anos, já em São Paulo, começou a se envolver mais com a música quando o violão se tornou uma de suas paixões. A partir dali começou a participar de festivais e cantar em bandas, onde foi vocalista de grupos como “Chiado da Chinela” e “Delírio Maior”. Como compositor, se destacou na famosa banda latina “AZÚKAR”, que emplacou vários sucessos internacionais em trilhas sonoras de novelas brasileiras como “Páginas da Vida”(TV Globo), “Flor do Caribe” (TV Globo), “Viver a Vida”, entre outras.
Chegou a produzir e lançar 3 álbuns de sua autoria que hoje se encontram nas plataformas.
Maurício do Recife, anos mais tarde saiu do Brasil e foi morar em Portugal, onde seguiu carreira participando de vários festivais na Europa, chegando a se apresentar nos principais programas de TV das emissoras portuguesas e Realitys. Em Portugal é destaque como representante da música nordestina brasileira, onde neste ano de 2023 lançou o seu mais novo álbum que teceu o título de “Retratos do Nordeste”, álbum que veio lançar no Brasil neste segundo semestre, divulgando o mesmo, repleto de canções autorais, em rádios e casas de show do Recife sua terra natal e Caruaru, cidade mais conhecida como “A Capital do Forró “ em Pernambuco.
No dia 9 de Novembro de 2023, Maurício do Recife recebeu o Prêmio ABEBÉ de Prata, conhecido como o Oscar da cultura Afro, pelo fomento da arte e da cultura nordestina na Europa e outros países.
A entrega do Prêmio aconteceu no Teatro Luiz Mendonça, no Parque Dona Lindu, no bairro de Boa Viagem – Recife -PE.
No dia 20 de Novembro de 2023 o artista recebeu o Título de “Guardião da Cultura Nordestina” em São Paulo(SP), no Memorial da América Latina, da Secretaria de Cultura e da Associação dos Nordestinos no estado de SP,
onde seu trabalho foi reconhecido como divulgador da arte e música nordestina na Europa e no mundo.
” Mauricio do Recife ” lança seu projeto intitulado “RETRATOS DO NORDESTE”
a vida nordestina contada em música. Atualmente temos pouca visibilidade da cultura e música tradicional nordestina nas escolas e nas mídias em geral, dando pouca importancia e relevância a esssa tão rica e importante história do nosso folclore brasileiro.
Entretando “o projecto RETRATOS DO NORDESTE” vem resgatar e fortalecer esse elo tão necessário de forma cultural e interativa, retratando através da música e da dança, realizando uma verdadeira viagem do nosso cotidiano e vida nordestina, das caatingas até a selva de pedra.
O Objetivo deste projeto é usar a “música” como meio de comunicação para resgatar, difundir e popularizar ainda mais a cultura nordestina. A “música” tem a força e o dom de elevar aos mais variados níveis intelectuais e sociais por ser de fácil entendimento.
Com isso a nossa responsabilidade é de contribuir com concertos e espetáculos culturais e educativos à todos, em toda parte do mundo, até onde Deus permitir. Isso é um pouco da minha colaboração pra esse Legado “Luiz Gonzaga”, “Dominguinhos” , “Trio Nordestino” entre outros , que grandemente me honra.
Mauricio do Recife.
-
Destaques5 dias atrás
“Sábado Animado” e “O Picapau Amarelo” recebem visitantes inusitados nesta semana
-
Literatura2 semanas atrás
7ª Edição da Festa Literária de Ilhéus na Bahia
-
Esporte2 semanas atrás
Podcast “PodEmerson?” receberá Odilon Góes
-
Brasil7 dias atrás
Lenda do Hip Hop, Ja Rule vem ao The Noite e se declara: “Eu amo o Brasil, é um lugar especial para mim”
-
Mundo12 horas atrás
Ano Brésil/França de 2025!
-
Mundo1 semana atrás
LB Eventos e Premiações Internacionais
-
Saúde2 semanas atrás
Podcast “PodEmerson?” receberá Thiago Franco
-
Literatura2 semanas atrás
“Quando o Câncer é Propósito da Cura”