Conecte-se conosco

Destaques

Flica 2023

Publicado

em

11ª edição da Festa Literária Internacional de Cachoeira.

Maior Festa Literária do Norte e Nordeste, de 26 a 29 de outubro de 2023.

Cachoeira – Ba, 25 de outubro de 2023.
Por Fábio Costa Pinto*

Um evento totalmente gratuito, com fanfarras de escolas, musicas, exposições, teatro e poesia. Mesclar a literatura da Bahia com as manifestações culturais e populares.

A Flica acontece na cidade de Cachoeira, no Recôncavo baiano, 120 km da capital baiana, Salvador, com o tema “Poéticas Afroindígenas no Bicentenário da Independência do Brasil na Bahia”. Apresentações artísticas, encontros literários, lançamentos de livros, espetáculos, contação de histórias, conteúdo audiovisual e apresentação de filarmônicas.

A Flica é referência nas discussões sobre a literatura, em especial na região do Recôncavo. Segundo seus organizadores e curadorias, um dos objetivos é promover uma dinâmica de interação entre os artistas locais, com outros artistas da Bahia, do Brasil e do Mundo, além de fomentar a cadeia produtiva do livro, da cultura, do turismo, da economia criativa/solidária, da sustentabilidade, entre outras vertentes.

Destaques da programação:
Presenças confirmadas da cubana Teresa Cárdena, dos jornalistas Emiliano José, Jean Willys e Ricardo Ishmael, das doutoras Feibriss Cassilhas e Leda Maria Martins, do compositor Tiganá Santana, dos escritores Deko Lipe e Estevão Ribeiro, da doutora Mille Caroline Rodrigues Fernandes ‘Maykesi, do poeta Eliane Marques e do ilustrador Yaguarê Yamã.

A escritora de ficção e tradutora, Marilene Felinto, que além de atuar como jornalista, é colunista da publicação digital Gama; Luciany Aparecida, autora do livro de poemas Macala, da peça Joanna Mina.
Elisa Larkin Nascimento, mestre em Direito e Ciências Sociais pela Universidade do Estado de Nova York; Auritha Tabajara, escritora, cordelista, contadora de histórias indígenas.

Cleidiana Ramos, jornalista e doutora em antropologia; a poeta, relações-públicas e produtora cultural, Adriele do Carmo; Yacunã Tuxá, ativista indígena, LGBTQIAPN+, artista visual, ilustradora e escritora; Eliane Potiguara, a primeira mulher indígena a receber o título de Doutora Honoris Causa no Brasil.
Programação completa no site https://flica.com.br/ .

Uma realização da Fundação Hansen Bahia (FHB) em parceria com a CALI – Cachoeira Literária, com a parceria da TV ALBA, da Prefeitura de Cachoeira, livraria oficial LDM, apoio da Fundação Pedro Calmon, da ACELEN e apoio institucional da Associação Brasileira de Imprensa – ABI. Patrocínio: Governo do Estado da Bahia.

Ficha técnica:
Curadoria – Mírian Sumica, Luciana Brito, Jocivaldo dos Anjos e Clara Amorim (Duca). A curadoria artística realizada por André Reis e a curadoria dos Autores Baianos pela professora Dyane Brito. A Coordenação Geral é de Jomar Lima (CALI – Cachoeira Literária) e a Coordenação Executiva é com Vanessa Dantas (Fundação Hansen Bahia).

Flica 2023. Cachoeira – BA. De 26 a 29 de outubro de 2023.

  • Fábio Costa Pinto, jornalista baiano, membro do conselheiro deliberativo da Associação Brasileira de Imprensa – ABI e conselheiro da Fundação Hansen Bahia.
#image_title
Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

Mais Acessadas

Verified by MonsterInsights