Cultura
Tina Caldeira Embaixadora Cultural recebe o Troféu Rainha Nzinga em Montes Claros
Tina Caldeira Embaixadora Cultural e da Paz, é homenageada com o Troféu Rainha Nzinga em Minas Gerais.
A Cerimônia celebra a luta contra o racismo e valoriza a cultura afro-brasileira.
Montes Claros foi palco de uma emocionante celebração à história e à luta das mulheres negras. A sexta edição do Troféu Rainha Nzinga, realizada nos dias 26 e 27 de julho, homenageou 44 mulheres negras de todo o Brasil, entre elas, a ativista e Embaixadora cultural Tina Caldeira.
O evento, idealizado por Hilário Bispo, reconheceu a trajetória de mulheres que se destacam na luta contra o racismo e na promoção da cultura afro-brasileira em diversas áreas de atuação, como religião, comunicação, cultura, música, dança, artes plásticas, culinária, moda, política, educação, direito e empreendedorismo.
Tina Caldeira, é presidente do espaço cultural “Diversidades Culturais Afro Indígenas”, ela foi uma das Comtempladas. A ativista, com raízes afro-indígenas, é reconhecida por seu trabalho social e por manter viva a cultura ancestral, e a Paz por onde passa. A cerimônia de premiação, foi realizada no dia 27 de julho, e contou com apresentações musicais, rodas de conversa, lançamentos de livros e intervenções artísticas, proporcionando um rico panorama da cultura afro-brasileira.
Sobre a Rainha Nzinga
A escolha do nome “Rainha Nzinga” para o troféu não foi por acaso. A soberana angolana, que governou os reinos de Matamba e Ndongo por 40 anos, é um símbolo de resistência e luta contra o colonialismo português. Sua história inspira gerações e serve como um lembrete da importância de valorizar a cultura africana.
O Troféu Rainha Nzinga se consolidou como um importante marco na luta contra o racismo e pela valorização da cultura afro-brasileira. Ao homenagear mulheres negras e promover a discussão sobre questões raciais, o evento contribui para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
Serviço:
Organização e Idealização: Hilário Bispo
Quando, Onde, Local:
No dia 26, o evento aconteceu, no Museu Regional do Norte de Minas, localizado na Rua Cel. Celestino, 75, Centro, Montes Claros–MG, CEP 39400-014. início foi previsto para as 18h, com término às 22h.
Já no dia 27, a atividade aconteceu no espaço Dona Eva, situado na Rua Dona Eva (sem número), em frente ao Museu Regional do Norte de Minas, início às 19h e encerramento às 23h50.
Por Zenaide dos Santos SA, Jornalista, Colunista
-
Música2 semanas atrás
Percussivas no Candeal
-
Cultura2 semanas atrás
Jethro Internacional promove evento Memorável em São Paulo
-
Literatura1 semana atrás
7ª Edição da Festa Literária de Ilhéus na Bahia
-
Mundo2 semanas atrás
Bienal de Micro Arte chegou à UCC Universidad Cooperativa de Colombia
-
Cultura2 semanas atrás
Ronaldo Tadeu Barbosa recebe o Prêmio Latinidade Espanha Brasil 2024
-
Esporte2 semanas atrás
Podcast “PodEmerson?” receberá Odilon Góes
-
Brasil2 semanas atrás
Humberto Miranda promete fechar com chave de ouro 2024, através de grandes produções no mercado fonográfico
-
Brasil3 dias atrás
Lenda do Hip Hop, Ja Rule vem ao The Noite e se declara: “Eu amo o Brasil, é um lugar especial para mim”