Brasil
The Noite desta sexta-feira
Fechando a semana, Danilo Gentili recebe no The Noite, o perito criminal Ricardo Salada e a fotógrafa pericial Telma Rocha, que, além de trabalharem juntos há anos, estrelam a série Perícia Lab, que está estreando sua segunda temporada no AXN. Os dois falam sobre como foram parar na profissão atual.
Salada era engenheiro e foi incentivado pelo tio a virar perito, enquanto Telma fez a prova da polícia sem o conhecimento do seu pai. “Um tio meu que era delegado, tinha se mudado de Porto Alegre para São Paulo e começou a falar para eu ser perito. Disse que era fácil e tranquilo. Eu acreditei (risos).”
“Sou filha de fotógrafo pericial. Antigamente, o próprio fotografo colava a foto para cada laudo para depois ser legendado. Meu pai levava para casa e colocava eu e minha avó para ficar colando. Um dia, saindo do magistério, vi o famoso Jornal do Concurso com anúncio para fotógrafo pericial, a carreira do meu pai. Falei: ‘Vou fazer uma surpresa e me inscrevi’”, relata Telma.
Os dois contam ainda como é a rotina da profissão e relatam histórias que viveram ao longo de mais de três décadas trabalhando com perícia. “O trabalho do perito criminal não termina no atendimento. Você tem que fazer depois os laudos, muitas vezes em casa. Nas folgas a gente trabalha”, diz Salada.
“Tenho um conceito que para ser perito criminal não pode ser muito certinho. Tem que ser um pouco maluco, porque ele entra onde existe o crime, ou seja, só vai aonde tem corpo. Tem que estar preparado emocionalmente para ver a barbárie que o ser-humano consegue fazer. A cena de crime abalar a gente é difícil”, finaliza.