Cultura
SALVE 02 DE Dezembro Salve O DIA DO SAMBA…!
O samba tornou-se um dos principais símbolos da cultura brasileira, ganhando uma data oficial! No ano de 1940, Ary Barroso visitou Salvador (BA) pela primeira vez. Ao chegar em Salvador, 2 de dezembro, o então vereador Monteiro Costa, baiano, propôs homenageá-lo, estabelecendo essa data como o Dia do Samba. Ao longo dos anos, essa celebração tornou-se nacional.
O compositor Ary Barroso, um dos maiores da história do samba, autor de “Aquarela do Brasil” e outras pérolas musicais como “Na Baixa do Sapateiro”, gravada com sucesso internacional por Carmen Miranda e a orquestra Odeon, em 1938.
Ary Barroso e a Bahia
Sobre sua relação com a Bahia, Ary Barroso, natural de Ubá, Minas Gerais, declarou em uma entrevista à revista Manchete em 1962: “Eu me descobri na Bahia. Seus ritmos, candomblés, capoeiras e seu povo foram uma revelação para mim. Fiquei tão impressionado que decidi exteriorizar minha admiração através da música”.
Ele, de fato, soube como exteriorizar sua admiração. Além do clássico “Na Baixa do Sapateiro”, compôs pérolas como “No Tabuleiro da Baiana”, “Faixa de Cetim”, “Bahia”, “Bahia Imortal”, “Iaiá de Bahia”, “Quando eu Penso na Bahia” e “Quero voltar à Bahia”…
Autor do texto: Gil Vieira
-
Música2 semanas atrás
Percussivas no Candeal
-
Cultura2 semanas atrás
Jethro Internacional promove evento Memorável em São Paulo
-
Literatura1 semana atrás
7ª Edição da Festa Literária de Ilhéus na Bahia
-
Mundo2 semanas atrás
Bienal de Micro Arte chegou à UCC Universidad Cooperativa de Colombia
-
Esporte1 semana atrás
Podcast “PodEmerson?” receberá Odilon Góes
-
Cultura2 semanas atrás
Ronaldo Tadeu Barbosa recebe o Prêmio Latinidade Espanha Brasil 2024
-
Brasil2 semanas atrás
Humberto Miranda promete fechar com chave de ouro 2024, através de grandes produções no mercado fonográfico
-
Mundo6 dias atrás
LB Eventos e Premiações Internacionais