Saúde
Programa Ei!!! Vc Tá Aí?! Recebe Dr. Carlos Lino para discutir sobre Endometriose

Nesta quinta (12) às 20:30, no programa
“Ei!!! Vc Tá Aí?!” Apresentadora Doinha Prata Receberá o Ginecologista e Especialista em Vídeo Cirurgia Dr. Carlos Lino, transmitido ao vivo pelo Instagram e pela rádio
Doinha Prata Web FM Brasil/Moçambique.
Tema: Endometriose.
O especialista em Endometriose, Dr. Carlos Lino, vai falar sobre a doença que atinge milhões de mulheres no mundo. Endometriose é uma doença que se busca o controle. Não tem uma cura definida ainda, nem com a cirurgia considera-se que houve a cura, mas é uma doença que se controla o sintoma. Busca-se um tratamento clínico e, em alguns casos, cirúrgico. Então, a paciente de endometriose precisa ser acompanhada o tempo inteiro, por ter uma doença crônica, para monitorar sintomas e possível evolução, já que ela pode trazer uma situação mais complicada: como doença no reto, ou obstrução intestinal. Isso não acontece com todas as pacientes. Existem aquelas que permanecem com a endometriose até assintomática a vida inteira, mas as que são muito sintomáticas são aquelas geralmente as que precisam ser operadas para ajudar no controle do sintoma. Entretanto, é preciso enfatizar que todas precisam de acompanhamento, acompanhamento, para monitorar a possível evolução na doença.
CL: A endometriose é um fator importantíssimo de infertilidade. Não é o único, mas a partir do momento que a paciente identificou a doença, e foi observada a interferência na dificuldade para a gravidez, obviamente que quando o médico acompanha e define um critério de tratamento, vai ajudá-la a engravidar. E um dos critérios, muitas vezes, é a indicação cirúrgica. Paciente que vem tentando engravidar há muito tempo e faz a cirurgia por laparoscopia para tratamento da endometriose, melhora os resultados tanto de gestação espontânea quanto fertilização de reprodução assistida. É importante identificar e tratar para que se permita que essas mulheres engravidem.
“Entendo a preocupação sobre a possibilidade de engravidar com endometriose, como médico especialista, posso dizer que, apesar dessa condição poder afetar a fertilidade, muitas mulheres conseguem engravidar naturalmente”.
A endometriose pode dificultar a concepção, mas não significa que você não possa ter filhos.
Alguns fatores que podem influenciar sua fertilidade incluem a localização e extensão da doença, a gravidade dos sintomas e tratamentos anteriores.
No entanto, muitas mulheres com endometriose conseguem engravidar com sucesso, especialmente se a condição for bem acompanhada.
Recomendo que você faça um acompanhamento regular com um ginecologista especializado, para avaliar sua situação e discutir as melhores opções.
-
Brasil3 dias atrás
Programa do Ratinho: Milene Pavorô compartilha o segredo do super lanche “sem miséria” e o quadro “DNA” relembra os momentos mais polêmicos nesta quarta (19)
-
Brasil1 semana atrás
Tierry e MC Don Juan vão agitar o “Domingo Legal”, ao vivo, deste final de semana
-
Mundo4 dias atrás
Edith Rizzo na Fira Barcelona
-
Brasil2 semanas atrás
Modelo Baby
-
Cultura2 semanas atrás
Tânia Regina entrevistada pela Rádio Vai Vai Brasile Itália no Cortejo Balaio Verde 2025
-
Brasil2 semanas atrás
Pagode do Mestre Bimba reúne artistas do ‘pagodão das antigas’ em Salvador
-
Brasil1 semana atrás
Última atração do “Festival Verão Maior Paraná” vai ao ar nesta sexta-feira (14), no SBT, com show de Guilherme & Benuto
-
Mundo1 semana atrás
Estreia de Salomé