Meio Ambiente

Nalimo “Natureza Surreal “

Publicado

em

No último dia 7 de dezembro, aconteceu a 55 edição da Casa de Criadores, São Paulo. O desfile de Nalimo “Beleza Surreal”, levou para a passarela irreverência, arte, moda e ativismo de proteção pelo meio ambiente.
A coleção de Molina ultrapassa as fronteiras da moda e denuncia os crimes ambientais, principalmente o que aconteceu há nove anos em Brumadinho-MG.
A coleção “Beleza Surreal”, criada por Day Molina, se inspirou na luta de Shirley Krenak, cineasta ativista ambientalista e dos direitos.
A originária ativista Rose Ponce Pará Poty, do povo Guarani e Juma, jornalista e ativista dos direitos humanos, estiveram presentes através do Instituto Krenak de Minas Gerais, fortalecendo a luta do povo Krenak resiliente que não aceita a destruição causada pelas mineradoras da região.
“Não sou contra o progresso, mas sou totalmente contra a irresponsabilidade daqueles que destroem o meio ambiente tirando a vida dos inocentes. Ver uma verdadeira representante do povo Krenak como é a Shirley Djukurnã Krenak sendo inspiração de uma coleção e demarcação de espaços é muito gratificante.
Ouvir o grito “DEMARCAÇÃO JÁ ” no Amhangabau é resistir na selva de concreto.” declarou Juma.

“Denunciar tamanha barbárie que acontece no Vale do Rio Doce é ver que estamos resistindo por todos os biomas. O meu povo sofreu e diariamente enfrenta todo tipo de preconceito. Eu, mulher originária, irei lutar sempre”, concluiu Rose Ponce Pará Poty.

Por Thadeu Thurler

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Acessadas

Sair da versão mobile