Cinema

Memória da Resistência no Festival do Cinema Brasileiro de Paris e ações no Brasil

Publicado

em

Grupo criado em Paris após o golpe parlamentar de 2016 preserva acervo histórico da resistência democrática brasileira e expande suas atividades para Salvador e São Paulo neste 2025

* Duda Tawil, de Paris

A Associação Memória da Resistência Brasileira na França marca presença no 27º Festival do Cinema Brasileiro de Paris, de 29 deste mês a 6 de maio, com uma série de eventos que reafirmam seu compromisso com a preservação da memória democrática. 

Fundada em 2023, a entidade reúne militantes brasileiros residentes na Cidade Luz e já constituiu um acervo com mais de 800 documentos sobre as mobilizações em defesa do Estado de Direito, desde o golpe institucional de 2016 que destituiu a então presidente Dilma Rousseff, democraticamente reeleita para o cargo.

Uma memória viva da resistência

Desde 2016, brasileiros organizados em Paris promoveram reuniões, atos e manifestações para denunciar o golpe e esclarecê-lo junto à opinião pública internacional. 

Ao longo dos anos, novas causas foram incorporadas, como a campanha “Lula Livre” e a denúncia do assassinato da vereadora Marielle Franco, no Rio de Janeiro.

Dessa trajetória nasceu a preocupação com a preservação da memória coletiva. A iniciativa partiu da jornalista e ativista Márcia Camargos, atual presidente da associação, da geógrafa Solange Cidreira, da atriz Gabriela Sheer, e da cineasta Liliane Mutti, entre outras.

Hoje, o grupo conta com 20 membros e um extenso acervo, composto por filmes, vídeos, fotos, artigos, panfletos e registros de debates e simpósios.

Programação intensa na França

As atividades da associação começam no simbólico dia 1º de maio vindouro, com um debate no Cinema L’Arlequin, seguido da exibição do filme “Ainda Estou Aqui”, de Walter Salles Jr.. 

A sessão contará com a presença de Analu Paiva e da atriz Bárbara Luz. O evento integra o Festival do Cinema Brasileiro de Paris e está inserido na Saison/Temporada do Ano do Brasil na França 2025.

Será também apresentado um curta-metragem que relata a trajetória da associação e sua atuação entre 2016 e 2023.

Jornada de Estudos France-Brésil

No dia 12 de maio, a associação participa da Jornada de Estudos France-Brésil, na Université Paris Panthéon-Sorbonne, no Campus Condorcet, em Aubervilliers, cidade ao lado da capital francesa.

Às 14h30, será apresentado o projeto Arquivo do Tempo Presente, reunindo materiais históricos e registros das ações da resistência democrática brasileira na França.

Acervo será disponibilizado em São Paulo

O acervo de mais de 800 documentos da associação foi entregue ao Memorial da Resistência, em São Paulo. 

A previsão é de que o material esteja disponível para consulta gratuita e permanente no portal da instituição a partir da primeira quinzena de julho.

Outras ações no Brasil

Duas importantes ações culturais estão previstas também para julho, em Salvador: exposição de fotos e cartazes na Aliança Francesa da Ladeira da Barra; e mostra de documentários no espaço cultural Casa Rosa, no Rio Vermelho, seguida de um debate com a realizadora Liliane Mutti e o público presente.

Compromisso com a memória democrática

Com essas iniciativas, a Associação Memória da Resistência Brasileira na França reafirma sua missão de manter viva a história das lutas democráticas e de fortalecer a defesa do Estado de Direito no Brasil e no mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Acessadas

Sair da versão mobile