Cultura

Festival de Quadrilhas marcará o encerramento do Arraiá Joia do Recôncavo neste domingo

Publicado

em


Pensou que acabou? Então você se enganou. Lembra da surpresa que falamos ontem? Pois é, hoje tem festival de quadrilhas juninas na orla de São Francisco do Conde, em frente ao palco. O Largo Maria de Benzer vai ficar colorido a partir das 14h, deste domingo, 30, com a beleza destes grupos temáticos. Entre eles vai está a quadrilha franciscana, Dona Fé, que voltou à elite em 2023, e vem se apresentando com o tema: O Homem que Desacreditou do Santo. Vá, e leve sua família para se encantar com os shows de danças, cantos e coreografias.
As quadrilhas juninas são grupos de dança brasileira muito popular, especialmente durante as festas juninas, que acontecem principalmente no nordeste brasileiro, nos meses de junho e julho. A dança é tipicamente realizada em grupos de pares, com os participantes vestidos com roupas caipiras coloridas e dançando ao som de músicas tradicionais da época, sobretudo o forró.
A origem das quadrilhas juninas remonta à França do século XVIII, onde a dança “quadrille” era popular nos salões da corte. Com o tempo, a quadrilha foi introduzida no Brasil, onde sofreu diversas modificações e adaptações, incorporando elementos da cultura indígena, africana e europeia.
Atualmente, as quadrilhas juninas são consideradas patrimônio cultural imaterial do Brasil e são um dos principais atrativos das festas juninas em todo o país. As apresentações das quadrilhas são geralmente bastante elaboradas, com coreografias complexas, figurinos ricos em detalhes e encenações que retratam temas folclóricos e religiosos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Acessadas

Sair da versão mobile