Economia
Feira da Mata: Encontro de Cultura e Resistência da Costa dos Coqueiros
Neste domingo Massarandupió será palco de mais uma edição da Feira da Mata, um evento mensal que transcende o comércio local e se afirma como um vibrante ponto de cultura da região. Agricultores, artesãos e artistas se reunirão para celebrar a “Costa dos Coqueiros: Rota dos Encantos Tupinambá”. A programação está repleta de atividades que vão desde diálogos literários a apresentações musicais e manifestações culturais indígenas.
Um dos destaques desta edição será a roda literária mediada pelo Prof. Dr. Tássio Cardoso, onde a educadora e escritora Drª Denizia Kawany Fulkaxó Tupinambá e o jornalista e escritor Nankupé Tupinambá Fulkaxó abordarão a ocupação Tupinambá no litoral norte da Bahia e a literatura como forma de resistência, enquanto a Prof.ª Dr.ª Lirandina Gomes, uma das principais pesquisadoras do turismo no Brasil, discutirá os impactos territoriais, econômicos e socioambientais do turismo de massa na região. Fechando essa prosa literária, um toré promete conectar todas as pessoas presentes na feira às suas raízes indígenas.
A música também terá um papel central, com uma mostra de temática indígena do projeto “Encantos, Versos e Prosas”, que será realizada pelos estudantes do Instituto de Ciência da Informação da UFBA, que visa promover atividades artísticas em bibliotecas e comunidades. “Minha expectativa é que, ao pisar em território Tupinambá, os discentes possam ter a oportunidade de partilhar, experienciar e sentir, para além das teorias acadêmicas, a cultura ancestral indígena, reverberando em uma leitura crítica que os faça questionar sobre a sua atuação enquanto profissionais da área de documentação e informação que inclui as Cosmologias indígenas” sinaliza a Profª Drª Carol Santana, coordenadora do grupo.
Por fim, o lançamento do álbum “Por isso eu canto”, de Guaiupiá Tupinambá, cuja música captura a essência da floresta encantada e os mistérios ancestrais, encerrará a programação com chave de ouro.
Este projeto foi contemplado nos Editais da Paulo Gustavo Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal. Paulo Gustavo Bahia (PGBA) foi criada para a efetivação das ações emergenciais de apoio ao setor cultural, visando cumprir a Lei Complementar nº 195, de 8 de julho de 2022.
-
Brasil1 semana atrás
The Noite desta quinta-feira receberá César Filho
-
Brasil1 semana atrás
“Programa Silvio Santos com Patricia Abravanel” celebra o sucesso de “Show de Calouros” com a participação dos antigos e novos jurados
-
Cultura1 semana atrás
7° Edição do Prêmio Nevado Solidário de Oro acontecerá no Rio de Janeiro
-
Música6 dias atrás
Sérgio Duartte lança “Eu Sou a Bahia”: Uma celebração às raízes e à cultura baiana
-
Brasil2 semanas atrás
Boteco do Ratinho desta terça-feira
-
Brasil1 semana atrás
Em “Passa ou Repassa” inédito, Celso Portiolli recebe Turma do Pagode competindo com Natália Deodato, Andréa Sorvetão e Marlei Cevada
-
Brasil2 semanas atrás
A Praça é Nossa registra mais que o dobro de audiência da terceira colocada
-
Tecnologia2 semanas atrás
Pablito Assistech – Tudo para o seu Smartphone. Confira!