Esporte

Espanha é campeã mundial no futebol feminino

Publicado

em

Espanha Brilha no Mundial de Futebol Feminino!

O sol radiante do último domingo (20) testemunhou um feito extraordinário: a Espanha assegurou seu lugar entre as lendas da Copa do Mundo de futebol feminino.

Ignorando o suposto favoritismo da Inglaterra, detentora do título da Eurocopa e da Finalíssima, a seleção espanhola comandou a partida, triunfando por 1 a 0 no Stadium Australia, em Sydney.

Com esse emocionante triunfo, conquistou pela primeira vez na história o cobiçado troféu do mundial de futebol feminino.

Uma vitória indiscutível, vinda de uma equipe que não apenas dominou cerca de 60% da posse de bola, mas também criou várias oportunidades de ampliar o marcador na grande final.

Como foi o jogo

Apesar de um início de jogo equilibrado, com ambas as seleções buscando o ataque, foram as inglesas que quase abriram o placar com um chute na trave – a primeira chance clara da partida.

No entanto, assim que a Espanha encontrou seu toque de bola característico, o time do técnico Jorge Vilda ganhou as rédeas do jogo.

E então, aos 29 minutos do primeiro tempo, por meio de uma combinação de passes habilidosa que evoca o famoso “tiki-taka”, a Roja abriu o placar. Mariona Caldentey, do Barcelona, fez a assistência para Olga Carmona, do Real Madrid. A atacante, após vislumbrar a área adversária, optou por um chute cruzado e preciso que desviou da esticada da goleira Mary Earps, marcando o único gol da partida.

Olga Carmona comemora após marcar para a Espanha sobre a Inglaterra | Imagem: EFE/EPA/DEAN LEWINS

O domínio espanhol foi incontestável, deixando a Inglaterra encurralada. Ao soar do intervalo, as inglesas deviam ao placar mínimo o alívio por estarem ainda na disputa.

A segunda metade do jogo não trouxe grandes mudanças no panorama.

As jogadoras espanholas continuaram a controlar a posse de bola, enquanto as campeãs europeias lutavam para reencontrar o futebol das fases anteriores do torneio.

Aos 23 minutos, a Espanha teve uma chance de ouro para ampliar sua vantagem, após uma falta de marcação da volante Keira Walsh que resultou em uma penalidade máxima. Uma longa análise pelo VAR levou à confirmação da penalidade.

A camisa 10 Jennifer Hermoso assumiu a responsabilidade, mas sua cobrança fraca foi prontamente defendida por Mary Earps.

A defesa animou a equipe inglesa, que lançou-se em busca do empate nos minutos finais, visando a prorrogação. No entanto, a goleira espanhola Cata Coll manteve-se firme, negando qualquer chance de reviravolta.

Enquanto isso, a Espanha também ameaçava nos contra-ataques, com a entrada da craque Alexia Putellas nos acréscimos, após se recuperar de lesão.

Devido a uma extensa análise do VAR e atendimentos médicos, foram acrescentados 13 minutos de acréscimo, mantendo os 75.784 torcedores em suspense no Stadium Australia.

A Inglaterra, no entanto, nunca esteve perto de igualar o placar, e a Espanha confirmou sua vitória justa, assegurando assim seu primeiro título da Copa do Mundo.

Com essa façanha, as jogadoras espanholas agora se juntam ao seleto grupo de campeãs mundiais, que inclui os Estados Unidos (com quatro títulos), Alemanha (com dois), Japão (com um) e Noruega (com um).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Acessadas

Sair da versão mobile