Esporte
Dilsinho: A Lenda Viva do Boxe Brasileiro
Dilsinho, nascido em Salvador, no bairro de Nordeste de Amaralina, é uma das maiores lendas do boxe brasileiro. Filho de Edinaldo Paiva e Maria da Penha, sua trajetória é um exemplo de superação e determinação. Aos nove anos, mudou-se para o bairro de Itinga, em Lauro de Freitas, onde começou a treinar boxe com renomados professores locais, como Reisinho e Joselito. Posteriormente, ele continuou seu treinamento no Nordeste de Amaralina com o professor Genivaldo.
Mesmo com a rotina intensa de treinos, Dilsinho conciliou o esporte com estudos e trabalho, atuando como caseiro e estudando à noite. “ Os jovens hoje em dia precisam entender que em primeiro lugar é o estudo, é necessário priorizar a educação , o esporte vem depois”, aponta a nossa lenda viva.
Em 1996, Dilsinho ainda em Salvador começou a treinar com o grande campeão Joilson Santana, um ex-atleta olímpico. Anos depois, ele foi para São Paulo onde ingressou no famoso time de boxe do São Caetano, projetando sua carreira para o mundo. Treinando com grandes técnicos e lutadores talentosos como Gabriel de Oliveira, Pitu de Oliveira e o cubano Paco Garcia, Dilsinho aprimorou suas habilidades técnicas e elevou seu potencial. O resultado foi a construção de um verdadeiro legado. Sua dedicação e talento renderam um impressionante currículo. No amador foram 290 lutas onde se consagrou vitorioso na maioria delas, no profissional construiu uma carreira marcada pela invencibilidade, ninguém conseguiu parar esse guerreiro, foram 24 lutas e 24 vitórias, sendo 17 por nocaute. São poucos os lutadores que possuem um cartel como esse. Seu nome já está consagrado na história do esporte, sendo fonte de inspiração para vários outros atletas que almejam transformar suas vidas por meio da luta.
Ao longo de sua carreira, conquistou diversos títulos, incluindo três campeonatos paulistas e dois títulos do Torneio dos Campeões. Foi campeão do Torneio Luva de Ouro, Jogos Abertos, Verão Vivo, campeão brasileiro e também latino-americano pelo WBO. Chegou a ser o sexto maior lutador de boxe do mundo, participou dos jogos olímpicos de Sidney como suplente e por pouco não se tornou campeão mundial de boxe , em grande parte devido à falta de patrocínio. Na seleção brasileira treinou com outras lendas do esporte como Ulysses Pereira e João ( O cubano).
Dilsinho é um exemplo de perseverança e resiliência, com uma fé inquebrantável superou muitas adversidades enfrentadas por todo jovem negro da periferia. Hoje, ele compartilha sua experiência e paixão pelo boxe ministrando aulas em quatro renomadas academias de Lauro de Freitas e oferecendo aulas particulares. Sua história inspira muitos jovens, mostrando que com determinação e fé, é possível transformar sonhos em realidade. “É necessário treinar muito, ter bastante foco, disciplina, daí os resultados aparecem” aponta Dilsinho
Essa lenda viva, sem sombra de dúvidas, é um verdadeiro guerreiro dentro e fora dos ringues, um exemplo de superação e sucesso.
Tássio Cardoso. Historiador e Doutor em Educação pela UNEB