Saúde
CONHEÇA A TRAJETÓRIA DA DRA. CRISTIANE MOTA
Cristine Mota da Silva, veio de uma infância complicada de pais separados (eles brigavam muito), mãe lavadeira de roupa e faxineira, pai encarregado de madeireira.
Teve que vender empadas para estudar, pegar carona para estudar no Colégio Central da Bahia, começou a trabalhar com 13 anos de idade na Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas, como Cadete Mirim, aprendeu muitas coisas com os seus colegas, ganhou um prêmio de melhor Cadete
Mirim de Lauro de Freitas (ganhou uma bolça para estudar no Mendel, do seu Chefe DR. Edmundo Ramos, na época o Secretário da SEPLANTUR), o Professor Fragoso concedeu bolsa total no colégio para o terceiro ano do segundo grau e empregou a sua Mãe como copeira.
Foi muito difícil, pois em um local estranho com pessoas estranhas, que não tinha noção de que era passar necessidade, mais em fim o pior foi ver que eu não sabia nada, era completamente burra no terceiro ano do ensino médio, comparado aos alunos do Mendel, uma pessoa que na escola pública era super inteligente, caiu tudo por terra!
Mas encarou mesmo assim, estudava dia e noite, contudo não adiantou fui para recuperação de 7 matérias, com todo seu esforço consegui passar em 6 matérias, fui para o conselho de classe, porém passou! Mas ela tinha um sonho tão louco para realidade dela que ela não se importava, só queria, ser uma Neuro Cirurgiã, mais que loucura!!!!!
Tentei vestibular para medicina na Federal, perdeu!
Tentei por mais 5 anos e não consegui! Só adquiri-o uma anorexia com bulimia, um quadro tão severo que deparou com 34kg, com risco de CA de estômago por ter esse pensamento fixo em medicina.
Não consegui-o que pensava que era um sonho e sim uma realidade maior. Passei em fisioterapia na UNIME, só não tinha o dinheiro. Um grande amigo pagou a matricula e foi seu fiador.
Virando uma nova etapa em sua vida. Continuava a trabalhar na PMLF, porem só ganhava um salário juntava dois meses para pagar uma mensalidade, e foi assim por todo o semestre, nesse mesmo semestre ganhei uma bolsa para estudar Acupuntura (Medicina Tradicional Chinesa), pelo professor Jurece, (que fiquei estudando por 5 anos).
Veio a segundo semestre, como matricular e como pagar o saldo devedor? Foi conversar com o Dono na época DR.
Marcelo Galindo, ele falou que a Faculdade dele não fazia filantropia, que era para ir para outra faculdade que fazia isso, pedir para limpar os banheiros fazia faxina na faculdade para poder estudar, ele respondeu que sabia que a faculdade era paga então não poderia fazer nada, nem o
FIES, nada.
Ficando novamente muito doente, mas não desistir.
Consegui-o trabalho no SAC Empresarial, foi recomeçar meus estudos na Faculdade FSBA – Faculdade Social da Bahia. Consegui estudar 3 matérias por semestre, levou 10 anos para formar em Fisioterapia, saindo com 2 pós graduação (Medicina Tradicional Chinesa/ Gerontologia), e com um sonho em fazer seu próximo consultório, formando em 2016, não pude fazer formatura e nem fotos, mais estava pensando como trabalhar em minha profissão.
Consegui-o abrir o consultório em Itinga (Bairro de Lauro de Freitas), começo com Estética e Acupuntura, logo observou que tinha dom para trabalhar com dor, então resolveu investir.
Uma professora (Babi), um dia me disse “Cris você tem dom de enxergar com as mãos, estude ortopedia é seu caminho”, me presenteou com uma bolsa de estudo de 100% para fazer um curso de RPG, fez o curso amando muito, dai por diante só cursos para aperfeiçoar seus conhecimentos em tratamento da dor.
Mais sempre com inquietude, por não consegui atender os mais necessitados, pessoas que requer mais atenção, por esse motivo consegui-o retorna para a Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas agora como Fisioterapeuta, em 2017 na Policlínica. Logo pedi-o, que no horário de almoço poderia fazer uns atendimentos de acupuntura, consegui-o a permissão com o seu material começou os atendimentos.
Foi um sucesso, consegui-o colocar o Município cadastrado na PICS – Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, em Acupuntura. Em 2019 fui convidada para trabalhar na primeira Clinica da Dor pelo SUS em Lauro de Freitas, esse foi a oportunidade perfeita para carreira e seu sonho, já estava com vários cursos na área como, Osteopatia, Osteopatia Pediátrica, Quiropraxia Clínica, Mulligan, Maitland, RPG-CI, Hipnose Clinica, e começava os estudos e pesquisa sobra a Ozônioterapia.
Quando começou os trabalhos na Clínica da dor com acupuntura, os resultados foram fantásticos, mais faltava algo que não completava, fui a procura.
Em 2020 começa a pandemia da COVID-19, tivemos o isolamento, sem atendimento, pensou, por que não podemos fazer um grupo no WhatsApp para organizar os atendimentos e conversar referente a tudo, pois dor é corpo, mente e espirito, preciso da tríade para melhorar o meio celular e o corpo se alto curar.
Decidiu ir nos postos de saúde, na SAMU, em Lauro de Freitas para fazer o tratamento do Ozônio
nos
trabalhadores, por proteção. Foi um sucesso!
Com essa loucura no mundo ainda deu tempo de fazer um curso em Terapia Neural, que fez mudar mais ainda seu olhar sobre a dor.
No mesmo ano retomamos os atendimentos na Clinica da Dor, agora não só com Acupuntura e sim com o tratamento de Ozônioterapia, Terapia Neural.
Que ajudou aos fibromialgicos, os portadores de Lupo, os pacientes com artrose, depressão, todos que em seu meio celular precisava de um reequilíbrio.
Em 2021, fez uma pós em Ortomolecular e curso especifico em dor crônica, dor miofascial, síndrome dolorosa.
Em 2022 foi para Curitiba aprender o que são células tronco, o que poderia fazer para esses pacientes. Voltou mais apaixonada! Decidi-o fazer Biomedicina, fui buscar, mais informações como poderia ajudar aos meus pacientes, no meu consultório e na Prefeitura.
Ainda fez mais um curso de Terapia Neural com o Diretor do CIOFFITO, em salvado, que fez ver que os dentes falam muta coisa.
Em 2023, mais um curso de Terapia Neural com um
Chileno,
com Hematoxicologia, Biopuntura, Sorterapia O o ar que o compo a respeito com ousa,
me encanta a cada momento.
No fim do mesmo ano (2023), por conta da Politica teve que ser suspenso o trabalho de Ozônioterapia e Terapia
Neural na Prefeitura de Lauro de Freitas.
Em 2024, está quase terminando minha Graduação de Biomedicina, já trabalho com Terapia Regenerativa, está complementando meus conhecimentos de Fisioterapia.
Neste ano ganhou uma grande homenagem uma Horaria, o Título de Doutor Honoris Causa, em 01 de abril de 2024, pelo trabalho realizado no Município de Lauro de Freitas, reconhecimento pela Faculdade FEBRAICA juntamente com a ORDEM DOS CAPELÃES DO BRASIL.
“Sei que tenho muito aprender, estou disposta em sede do saber, para ajudar minhas crianças, meus idosos, pacientes, amigos e familiares.
Gratidão, Meu pai OLODUMARÊ por meus Mestres, Minha Família, Meu amor eterno Hadrian e minha alma gêmea Laercio meu amor de vidas eternas”. Complementa a Dra. Cristiane Mota da Silva/ Fisioterapeuta e Graduanda em Biomedicina