Música
Chico 80 – Que tal um samba?
MÚSICA, DIÁLOGOS E PROTESTO
Em 2024, o músico, poeta, romancista, dramaturgo, ator, militante, Chico Buarque de Hollanda completa 80 anos.
No histórico Bar do Batatinha, na Ladeira dos Aflitos, 68, a partir das 19h do dia 17/08 (sab), renderemos as devidas homenagens, através do método da boemia crítica, com música, reflexões e protesto.
Versados no cancioneiro popular, Roberval Santos, Pedrão Abib & Samba da Democracia, irão fazer uma apresentação musical exclusivamente com repertório de Chico.
Em diálogo com a trajetória do homenageado, iremos conversar sobre o Direito à Verdade e à Memória, instigad@s pelas reflexões de Diva Santana, diretora do Grupo Tortura Nunca Mais-BA e conselheira do CEMDP – Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos.
Também iremos “prosear” sobre a vida e obra de Chico, com provocações de Jailton Andrade (sindicalista e ativista de direitos humanos) e Camila Oliver (Doutora em Comunicação e Semiótica – PUC/SP e Professora da UNEB), que, ao longo de sua vida acadêmica, debruçou-se sobre o cancioneiro buarquiano.
Coerente com a postura histórica de Chico, iremos protestar. Faremos um desagravo a Jailton Andrade que vem sendo vítima de assédio judicial em decorrência de sua atuação militante.
Para garantir as “condições materiais” da devida remuneração dos músicos, solicitamos a contribuição através da compra do ingresso, no valor de R$20 (vinte) pelo PIX: ch**********@gm***.com (envie o nome da(o) titular do ingresso para o zap 71-99404-9000).
Organização: Bloco Filhos e Filhas de Marx, Samba da Democracia, Debate Petroleiro, Grupo Tortura Nunca Mais e Roberval Santos.