Educação

Alunos da Escola Barro Duro realizam tour educativo por Lauro de Freitas

Publicado

em

Nesta segunda-feira (28), os alunos da Escola Barro Duro participaram do projeto “De Ipitanga a Lauro de Freitas: Conhecendo a nossa história”, uma iniciativa que proporcionou uma verdadeira aula de campo sobre a cultura, história e meio ambiente da cidade.

Durante o passeio, os estudantes visitaram pontos turísticos de grande importância, como a Igreja da Matriz, o Parque Ecológico, a Praia de Buraquinho, a Barragem do Jambeiro e o bairro de Areia Branca. Guiados pelo educador Tássio Cardoso, professor de História da escola, os alunos receberam informações valiosas sobre o significado histórico e cultural de cada localidade. “Pensar a vivência do turismo local como uma prática educativa é essencial para a construção da cidadania. Muitos dos alunos não conheciam locais tão importantes como a Igreja da Matriz e a Praia de Buraquinho”, destacou o professor.

A atividade contou ainda com uma vivência especial na Aldeia Casa da Fonte, onde as Beijuzeiras de Areia Branca promoveram uma experiência afro-indígena. Os estudantes puderam aprender, de forma prática, sobre tradições como o samba de roda e a produção de beiju, fortalecendo o reconhecimento da identidade cultural local. “Foi uma aula de história viva. Aprendi a importância do samba de roda, do beiju e das nossas raízes”, relatou um dos alunos. Na etapa final do projeto os estudantes irão produzir um documentário e um jornal sobre a cidade.

O projeto, construido coletivamente com a comunidade escolar, reafirma o compromisso da Escola Barro Duro com uma educação que ultrapassa os muros da sala de aula, conectando saberes e promovendo a valorização da história e da cultura regional. O projeto é uma realização da Escola Barró duro e conta com o apoio da Semed e da Asprof. Fotos: professor Elton Nascimento.. Texto: equipe de comunicação do projeto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Acessadas

Sair da versão mobile