Conecte-se conosco

Literatura

Escritoras Negras Existem – 2⁠ª edição da Foto Histórica de 2024

Publicado

em

Escritoras Negras Existem: 2ª Edição da Foto Histórica – Uma Celebração da Força e Representatividade

Em julho, celebra-se o mês da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. Para celebrar, o Coletivo de Escritoras Negras Flores de Baobá convidou para o evento “Escritoras Negras Existem – 2⁠ª edição da Foto Histórica”, que reuniu mulheres negras escritoras de diferentes idades, coletivos, profissões e regiões do Brasil na Escadaria do Bexiga.

O evento foi realizado no sábado, dia 20, das 10h às 14h. O objetivo foi celebrar a produção literária de mulheres negras, através da realização de atividades, de um sarau, além da já conhecida Foto Histórica que comprovou a reunião das participantes, demonstrando a força e a representatividade da raça negra na literatura brasileira.

O Coletivo de Escritoras Negras FLORES DE BAOBÁ foi fundado em 15/12/2018, por Joice Aziza, no lançamento do CN41, SP. Na época, foram sete mulheres que se uniram pelo entusiasmo e potência de suas escritas, impulsionadas pelo passado de todas que vieram antes, celebrando o presente e vislumbrando o futuro. Das sete mulheres, quatro eram estreantes na publicação do CN, a coletânea mais longeva de literatura afro-brasileira, uma já era “veterana” e duas foram avaliadoras dessa edição: Catita, Marli de Fátima Aguiar, Samira Calais, Zainne Lima da Silva, Claudia Walleska, Joice Aziza, Mari Vieira. Essas sete autoras são as co-fundadoras do coletivo Flores de Baobá. Seis meses depois, o coletivo ganhou duas novas integrantes, Esmeralda Ribeiro e Benedita Lopes, duas veteranas na literatura afro-brasileira, na militância e na experiência de vida, em relação às primeiras sete! A designação “co-fundadora” e “integrante” é apenas para marcar a história do grupo, não representa qualquer hierarquia entre as então nove mulheres pretas escritoras participantes do coletivo. Todas são importantes para a unidade do grupo, em suas diversidades particulares. Por essa ocasião, o coletivo firmou suas diretrizes e dinâmicas, como o fato de ser um grupo fechado, que cultiva não apenas as escrevivências de cada uma e coletiva, como também o cuidado e zelo pela vida de cada uma das suas participantes, em parceria de escrita-vida, em laços fortes e complexos, como é a vida de mulheres pretas. Em janeiro de 2021, Zainne Lima da Silva desliga-se do coletivo para trilhar outros caminhos. Em abril de 2022, Marli de Fátima Aguiar desliga-se do coletivo para trilhar outros caminhos. A partir desse momento, o grupo volta a ter sete mulheres, com outra configuração diferente da fundação. E segue sua ação até o momento, juntas as sete mulheres tem como principal objetivo divulgar, compartilhar e colaborar para a expansão de todas as vertentes da literatura de mulheres negras brasileiras.

O evento foi livre e pode participar qualquer pessoa interessada em leitura, com diversas temas da literatura. O público teve a oportunidade de ter contato com escritoras negras de várias idades, que já publicaram obras solo, coletâneas, revistas, blogs, antologias, zines ou até que não possui nenhuma publicação oficial, mas que tiveram a chance de participar e interagir nesse universo literário.
Estiveram presentes: a Dra. Mabel de Souza, autora, Dra. Sandra Monção, autora, Luiza Owhoka, autora, secretaria da Secretaria de Políticas Afirmativas e Direitos de igualde Raciais, (SINCOVERG),
o jornalista da Tv. Digital Kongo News, Lia Vieira, autora de Niterói–RJ, que é madrinha da obra do coletivo, na obra literária, Das Raízes à Colheita, o livro poli gênero do coletivo, passando pela Canhota Mercearia, parceira comercial que fica ao lado do evento, Sonia Massara, a digital influencer da Avós da Razão e a publicitária Cassia Camargo que criou o canal das Avós, Sandra Santos, autora, Lena Santos, autora, Zenaide dos Santos SA, jornalista, autora, assessora de imprensa da Advogada e Antropóloga, Alessandra Vilaça, dentre outras, a lista estará atualiza no blog da jornalista Zenaide.
Escritoras Negras Existem – 2ª edição da Foto Histórica, reuniu 64 mulheres, que pôr coincidência a data se comemora o dia da Amizade, dia 20/07/2024, fotografa Sheila Signário, já foi registrado na renomada Revista Raça.

Confira a matéria na íntegra no blog:
https://zenaidedossantossacultura.blogspot.com/

Contatos:

@floresdebaobaescritoras
@beneditaescritora
@catitaescrivinhadora
@claudia_walleska
@escritoraesmeraldaribeiro
@joiceazizademendonca
@samiracalais
@soumarivieira
@revistaraca
@srmoncao
@mabeldesouzaescritora

Serviço / Cronograma:
Evento: Escritoras Negras Existem – 2ª edição da Foto Histórica
Local: Escadaria do Bexiga – Bela Vista – São Paulo–SP
Data: 20 de julho de 2024 – Sábado
Horário: 10h às 14h
10h – Início
11h – Sarau
14h – Foto histórica

Participação: Gratuita

Por Zenaide dos Santos SA, Jornalista, Colunista

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

Mais Acessadas

Verified by MonsterInsights